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O SEO mudou: entenda como a Inteligência Artificial está revolucionando a busca orgânica 

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Toda empresa que cria conteúdo para o próprio site já sabe (ou deveria saber) que dominar o SEO (Search Engine Optimization) é essencial! Ele reúne um conjunto de estratégias que ajudam a posicionar um site entre os primeiros resultados de pesquisa, tornando-o mais visível para o público. Segundo a Advanced Web Ranking, os três primeiros links mais bem posicionados nos sites de buscas concentram 51% dos cliques.

Com um volume de 3,5 bilhões de pesquisas diárias no Google, dominar estratégias de SEO sempre foi um pré-requisito para quem trabalha com conteúdo digital. No entanto, assim como em diversas áreas, a Inteligência Artificial chegou com o pé na porta e impôs mudanças profundas nos algoritmos de busca. Com isso, em um futuro muito próximo, as estratégias tradicionais de SEO já não serão mais suficientes para garantir acessos através da busca orgânica.

A revolução do SEO: o Google SGE

Nos últimos meses, você provavelmente percebeu que algumas buscas no Google agora geram respostas diretas produzidas por Inteligência Artificial. Essa é a Google SGE (Search Generative Experience), uma nova abordagem desenvolvida para tornar as consultas mais rápidas e eficientes, utilizando IA para gerar respostas personalizadas e contextualizadas.

Para os usuários, a ferramenta representa uma grande otimização no processo de busca, permitindo encontrar informações de forma prática e objetiva, sem a necessidade de acessar vários sites.

Porém, essa mudança traz um impacto significativo para o SEO: se o próprio Google já fornece a resposta, qual será o papel dos sites que disputam espaço na busca orgânica? Com a SGE, os usuários podem se sentir menos inclinados a clicar em outros links, o que pode reduzir o tráfego orgânico.

A ferramenta continua exibindo links também para as fontes utilizadas na geração das respostas. Isso significa que os sites que conseguirem se destacar como referência para a IA do Google terão novas oportunidades de alcance.

GEO: a nova otimização para IA

Se agora o usuário encontra respostas diretas via Google SGE, é preciso estruturar o conteúdo de forma que ele seja reconhecido e utilizado pelos mecanismos de busca da inteligência artificial.

Esse novo direcionamento deu origem ao GEO (Generative Engine Optimization). O objetivo é otimizar conteúdos para que sejam compreendidos e valorizados pelos sistemas de busca baseados em IA.

O termo GEO ainda é recente e foi oficializado em um estudo colaborativo publicado por pesquisadores da Universidade de Princeton, Georgia Tech, Instituto Allen de IA e IIT Delhi.

No estudo, foram testadas nove estratégias para otimizar conteúdos visando a seleção por IA, sendo elas: 

  • Autoridade
  • Repetição de palavras-chave
  • Utilização de dados
  • Adição de fontes
  • Citações
  • Facilidade de entendimento
  • Fluência na escrita
  • Uso de palavras únicas
  • Termos técnicos

Analisando os resultados, três se destacaram: adição de fontes, autoridade e utilização de dados, que melhoraram a visibilidade do site em 30-40% em comparação às demais. Já a repetição das palavras-chave teve um desempenho 10% abaixo da média. 

Isso demonstra que agora, com o GEO, a credibilidade, a autoridade e qualidade serão mais importantes do que nunca na disputa pelo tráfego orgânico influenciado pela IA, deixando para trás aquelas estratégias repetitivas e mecânicas impostas pelo SEO.  

O futuro exige adaptação

A Gartner aponta que, até 2028, o tráfego orgânico pode cair 50% devido à popularização das buscas por IA. 

No entanto, novas oportunidades surgirão. Em “O Futuro do SEO é Chamado Google SGE“, Charley Bouzerau e Jérémie Conde destacaram que muitos sites referenciados pelo Google SGE não estavam entre os top 10 nos resultados tradicionais.

Diante dessas mudanças, profissionais do marketing já se movimentam para se adaptar. Uma pesquisa da NP Digital revelou que 45,2% dos profissionais planejam melhorar a experiência do usuário em seus sites, enquanto 43,5% vão focar ainda mais na criação de conteúdo relevante. Além disso, 52,4% dos entrevistados veem as mudanças como uma oportunidade para aumentar o tráfego orgânico.

Contar com profissionais especializados é fundamental. A adaptação exige conhecimento técnico, visão estratégica e capacidade de interpretar tendências para transformar desafios em novas possibilidades.

Com um mercado cada vez mais dinâmico, a única certeza é que quem não se atualizar ficará para trás. Na LSD, combinamos estratégia, criatividade e expertise para posicionar marcas no cenário digital em constante evolução.

 Quer transformar essas mudanças em vantagem competitiva? Fale com a gente!

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