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O papel dos advogados no marketing de conteúdo dos escritórios

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Por Ricardo Borges

A falta de tempo é um dos principais desafios para que os profissionais do Direito deixem em segundo plano sua participação na produção de conteúdo para as redes sociais das firmas. Um caminho que pode não ser dos melhores, afinal cuidar do posicionamento online do escritório de advocacia também faz parte dos negócios, hoje em dia.

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais com o maior número de usuários do Brasil. E 39% dos advogados que atuam em departamentos jurídicos ouvidos pelo Censo Jurídico deste ano afirmam que usam a plataforma para fins profissionais.

Veja bem: uma vez que dar atenção especial aos seus clientes é uma necessidade constante, pense que eles também podem estar conectados a uma rede social, prontos para serem impactados por um artigo seu, um vídeo ou um post com uma matéria jurídica relevante para ele e que só você sabe abordar da melhor forma. Não dá para deixar essa oportunidade passar!  

Nesse mesmo contexto também estão os seus “futuros clientes”, os seus leads e prospects, aqueles que precisam dos seus serviços, mas só vão descobrir isso quando estiveram pesquisando possíveis fornecedores. Ou ainda, quando forem procurar saber mais sobre você pesquisando na internet, depois de receberem uma indicação confiável.

Então, que tal reservar um momento na sua lista de afazeres para se dedicar ao marketing de conteúdo? Assim, é possível alavancar a presença do seu escritório no ambiente digital e ampliar a percepção de valor sobre os serviços que oferece.

DICA: No seu dia a dia, separe links e matérias com as novidades mais recentes no mercado jurídico, faça um breve rascunho sobre a sua opinião a respeito de uma determinada jurisprudência. Quando chegar aquela hora que você separou na agenda, dê o acabamento final no material, defina o formato e produza o conteúdo.

Constância faz toda diferença


O volume de escritórios que atualizam seu perfil no Instagram pelo menos 2 vezes por semana é de 34%; no caso do LinkedIn, esse percentual é de 44%, de acordo com números da pesquisa Advocacia.SA Marketing Jurídico. Ou seja, você já tem grandes chances de se destacar da maioria realizando postagens constantes

Para te dar um estímulo, saiba que o algoritmo das redes sociais não vai dar visibilidade para um perfil sem regularidade nas publicações ou que só posta uma vez ou outra. Por isso, o compromisso com a frequência na produção de conteúdo precisa ser o mesmo dedicado a outros trabalhos.

Muitos escritórios hoje em dia já contam com assessorias especializadas em marketing jurídico para auxiliá-los na hora de dar visibilidade aos conteúdos produzidos por seus advogados (oito em cada dez, especificamente). Conte com o apoio dessa equipe para conseguir entregar além de informativos noticiosos pura e simplesmente, e cumprir um calendário de frequência. Aqui posso me incluir, nós sabemos como tornar conteúdos mais atraentes, mais agradáveis e capazes de otimizar o SEO do seu site, por exemplo.

Nós do marketing jurídico, podemos orientar estrategicamente fornecendo resposta para uma série de perguntas importantes, como:

  • Qual o melhor conteúdo para cada rede social?
  • Como meu público se comporta em cada uma delas?
  • Qual a frequência de postagem ideal?
  • Quais dias e horários são os melhores para o engajamento?
  • Qual melhor formato para cada conteúdo? Terá mais imagens ou vídeos? Os textos serão longos ou curtos?
  • Quais datas comemorativas você poderá aproveitar para gerar conteúdo?
  • Como segmentar os canais de divulgação dos conteúdos?

Essas questões vão fazer uma grande diferença na busca pelo melhor desempenho das suas publicações, no impacto que elas terão diante dos seguidores e nos resultados que o perfil do seu escritório irá alcançar.

Estruture: organize um comitê de marketing 

Um outro movimento que cresceu muito no mercado nos últimos anos foi a presença de comitês de marketing na gestão dos escritórios de advocacia empresarial. Forme uma equipe para traçar estratégias, propor ações, dar sugestões e, claro, produzir conteúdo também.

Não é de hoje que o comitê de marketing jurídico se apresenta como uma solução para os escritórios de advocacia. Já na edição de 2021 do anuário Análise Advocacia, cerca de 44% das bancas mais admiradas afirmaram contar com essa equipe

Preciso te dizer que dar visibilidade aos conteúdos produzidos por outras lideranças do escritório e advogados não-sócios é um ponto de virada no engajamento da equipe e performance nas redes sociais.

Essa soma de esforços pode incluir a produção de conteúdo como um dos pilares de avaliação da equipe, ou critério para eventuais bonificações.

Papel de destaque

Pensar em uma rotina de publicações nas redes sociais não é uma tarefa fácil, mas é necessária. E a participação dos advogados traz um diferencial importante para produzir bons resultados, através de um conteúdo com embasamento técnico, um caráter mais pessoal e humano, além de estimular o engajamento.

Uma interação de pessoa para pessoa produz um efeito muito mais natural. Por isso, é seguro afirmar, sem medo de errar, que os advogados têm um papel de destaque na construção de um posicionamento eficiente com um perfil robusto do seu escritório de advocacia nas redes sociais.

Mas, importante: quanto custa sua hora? Foque no que realmente importa que é o seu core business: a análise jurídica. Deixe técnicas de leiturabilidade, design e postagem com quem entende desses outros assuntos, o seu marketing.

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