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O marketing jurídico de hoje é ágil, mas corre para onde?

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Por Nathalia Soares

Na era da hiperinformação, é possível encontrar conteúdo sobre absolutamente tudo, em uma diversidade de formatos e canais, até mesmo em áreas mais tradicionais, como direito, medicina e finanças.


A todo momento, milhares de pessoas estão produzindo conteúdo para sites e redes sociais, falando sobre um produto, um serviço ou uma marca, e é praticamente impossível – e inviável – para um único negócio acompanhar esse ritmo.


Num mundo cada vez mais digital, a agilidade é fator importante para o marketing, mas não o principal. Para seguir influenciando o público e fortalecendo as marcas, o marketing – incluindo o aplicado para atividades jurídicas – deve superar outros desafios que surgiram nessa nova era, e que apresentamos a seguir.

1º DESAFIO: SER ADAPTÁVEL E DATA DRIVEN

A tecnologia permite o acesso a uma enorme quantidade de dados sobre perfil e hábitos dos clientes, e tais dados devem orientar a criação das estratégias de marketing. Como as mudanças são rápidas, é importante que as estratégias sejam adaptáveis. Analisar dados, mensurar resultados, testar e corrigir as estratégias é essencial para o sucesso dos negócios.

2º DESAFIO: COMBINAR PROPÓSITO E AÇÃO

Diante da facilidade que o mundo de hoje oferece para criação de novos produtos ou serviços, o que diferencia as marcas e cria conexão com os clientes é a sua razão de existir: o famoso propósito. Porém, é importante que ele reflita a realidade do negócio. Comunicar um propósito sem agir para alcançá-lo pode ser pior do que não ter um propósito definido.

Um estudo do Fórum Econômico Mundial, em colaboração com a Accenture, identificou cinco elementos-chave para um novo modelo de liderança responsável. Dentre eles, estão propósito e missão, que envolvem uma visão compartilhada de prosperidade sustentável. Ainda, segundo o estudo, muitos executivos de negócios estão fora de sintonia com as partes interessadas, que querem líderes com mais emoção, intuição, missão e propósito.

3º DESAFIO: QUEBRAR OS SILOS ORGANIZACIONAIS

Os silos organizacionais, que surgem em um cenário onde a competitividade acaba se tornando rivalidade, impactam diretamente no resultado dos negócios. O marketing interno tem um papel fundamental para estabelecer uma comunicação integrada e fluida entre diferentes áreas, permitindo que haja interação e trabalho colaborativo. 

Saiba mais sobre como evitar o desenvolvimento de silos nas organizações jurídicas nesse artigo.

4º DESAFIO: CONTROLAR OS DETRATORES DA MARCA

Clientes detratores são aqueles que tiveram uma experiência ruim com a marca, passando a falar mal dela e influenciando negativamente as pessoas da sua rede de contatos. 

É essencial acompanhar o que as pessoas estão falando do seu produto ou serviço na internet, bem como utilizar indicadores de satisfação dos clientes, para que, uma vez identificado um detrator, seja possível entender o que deu errado e atuar rapidamente para sanar o problema.

5º DESAFIO: CRIAR UMA COMUNIDADE ENGAJADA

As comunidades são o futuro do marketing. Uma pesquisa realizada pela Nielsen constatou que 89% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas conhecidas do que em anúncios exibidos nas redes sociais ou em qualquer outro tipo de canal.

Ou seja, para que o produto ou serviço tenha sucesso, é necessário focar naquelas pessoas que são responsáveis por divulgar os diferenciais da marca. Assim, sem dúvidas, as comunidades ganharão ainda mais força nos próximos anos.

Com comunidades engajadas e bem gerenciadas, é possível entender as necessidades e preferências dos clientes para, a partir disso, desenvolver novas soluções e desenhar estratégias de marketing.

Um artigo publicado pela MIT Technology Review prevê que 2022 será um ano em que as marcas compreenderão a importância de gerenciar assertivamente as comunidades. Mas, para que elas possam ser pontos-chave nas suas estratégias, “é preciso pensar em como seu negócio pode oferecer valor a essas pessoas. Toda marca possui sua comunidade – resta saber se engajar com elas e conseguir realizar essa troca, pois nem todas conseguem”.


Você está passando por algum tipo de desafio no marketing do seu negócio? Conte para nós, a nossa equipe estará a disposição para auxiliar e tornar a sua jornada mais produtiva!

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