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Employer branding: como seu escritório é visto por quem faz parte dele?

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Por Carolina Mata e Yasmin Gomes

A imagem da empresa é extremamente importante, isso inclui sua imagem como empregadora. O marketing precisa ter uma estratégia de atração não só para clientes, mas também para atrair e reter talentos, sendo esse um aspecto que se relaciona diretamente com a entrega de valor aos clientes.

Por isso, não devemos esquecer que os colaboradores são uma parcela grande que movimenta e dá vida à empresa. Você realmente sabe qual é a imagem da sua marca do ponto de vista de quem trabalha no seu negócio? 

Vamos falar sobre employer branding!

EMPLOYER BRANDING, O QUE VOCÊ SABE SOBRE ISSO?

O termo employer branding se refere ao conjunto de técnicas e ferramentas com o intuito de gerar uma compreensão positiva do mercado a respeito do seu negócio como local de trabalho. Ajudando a conquistar novos talentos e reter os que já estão na sua equipe.

Em poucas palavras, podemos dizer que é a imagem da empresa como empregadora, para os seus colaboradores, os seus clientes, ex-colaboradores, fornecedores e candidatos. 

É importante entender o conceito e as vantagens para saber como podemos aplicar as estratégias para o seu negócio. Ao final, vamos observar como as grandes empresas trabalham o employer branding.

Como está o employer branding na advocacia?

No âmbito dos escritórios de advocacia, ainda temos muito o que progredir. Hoje nas redes sociais, existem perfis inteiramente dedicados à criação de memes tragicômicos que expõem uma rotina exaustiva de trabalho, ultrapassando as horas saudáveis, e um baixo reconhecimento sempre à sombra dos principais sócios. Tudo isso reunido à falta de expectativa de crescimento a médio prazo. 

Evidenciando essa realidade, os perfis têm muita aderência entre advogados e advogadas brasileiros, e a quantidade de interações indica que essas situações encontram um alto grau de identificação entre os profissionais.

Muitos escritórios de advocacia sofrem com o turnover, e trabalhar o employer branding pode fazer muita diferença. Mas, claro, a comunicação e o marketing não fazem milagres, é preciso coerência entre o discurso de valores, a cultura e a realidade. Faça avaliações internas e escute o seu pessoal, a opinião deles vale muito! 

As vantagens de uma (boa) marca empregadora

Ter a sua marca empregadora fortalecida é ter um reconhecimento de que o seu negócio é visto como um ótimo lugar para trabalhar. E claro que, como em qualquer negócio, as pessoas são o seu ativo número um e as chances de talentos procurarem a sua empresa são grandes. 

Funcionários felizes são mais engajados e por vezes se tornam os defensores do seu negócio e da sua marca, proporcionando um nível alto de atração para outros indivíduos. Ainda, contribui para uma maior produtividade e melhor experiência do cliente.

A empresa Glassdoor publicou um estudo feito com 238 participantes, o objetivo dessa pesquisa foi saber como as avaliações online de funcionários afetaram a marca do empregador e como isso, por sua vez, influenciou os candidatos a emprego. 

Resultado: 95% dos candidatos identificam a reputação como um fator chave ao considerar um novo emprego, isso sugere que os empregadores devem monitorar ativamente as avaliações, melhorar os seus locais de trabalho e responder diretamente às avaliações em sites de mídia social.

Ainda, uma pesquisa feita pela Careerarc, com 826 candidatos a emprego, revelou que 60% dos candidatos entrevistados tiveram uma experiência ruim com a candidatura e 72% deles compartilharam online ou com alguém diretamente. 

Do ponto de vista dos negócios, o employer branding também é relevante. Os contratantes de serviços jurídicos não querem ter a sua marca associada a organizações de reputação ruim, e você sabe disso. Uma crise de imagem, seja ela de qual origem for, sempre desgasta a relação com clientes e pode até encerrar negócios.

Estratégias para aplicar o employer branding

Os pilares para a construção do employer branding são: 

  1. a cultura;
  2. a reputação (valor da marca/brand equity);
  3. a percepção. 

Uma das questões mais importantes é compreender qual é a cultura organizacional da empresa e os valores que a mantém de pé.

Por vezes, há uma diferença (gap, se preferir) entre a cultura de fato estabelecida e os valores. Por exemplo, um escritório tem por valor o pilar da inovação. Mas, na prática, esse valor tem dificuldade de ser transmitido quando olhamos para as diferentes posições do escritório. Pode estar bem estabelecido entre sócios, mas não está tão próximo da rotina do restante da equipe.

Nesse caso, é preciso investir no desenvolvimento de uma cultura organizacional. Pensar em ações de endomarketing capazes de trazer o valor da inovação para todos os níveis. Pode ser que exista de fato uma defasagem no entendimento sobre este valor entre a equipe, ou também, é possível que o escritório não comunique internamente esse valor como deveria. Ou ambos.

Ouvir os colaboradores é importante para um diagnóstico do momento atual e para a criação de estratégias capazes de melhorar a percepção sobre a sua marca como empregadora.

DICAS BÔNUS

  1. Comunique internamente: o público interno é o seu primeiro público. Se ele não sabe exatamente quais são os esforços da empresa, fica difícil trabalhar a percepção de valor da sua marca empregadora;
  2. Construa um employer branding nas mídias sociais: é importante trazer conteúdos que  trabalhem a marca do empregador, como vagas de emprego, eventos de contratação e destaques de funcionários. Envolver os seus colaboradores no esforço do branding social pode fazer com que compartilhem o seu conteúdo com o público;
  3. Realize pesquisas internas de satisfação: por meio delas você pode identificar riscos e oportunidades;
  4. Estimule seus funcionários a serem ativos no LinkedIn: você deve incentivar os seus colaboradores a criar e compartilhar conteúdos relacionado ao setor nos seus feeds a fim de apoiar o employer branding e expandir o alcance;
  5. Considere a experiência do candidato: quanto mais difícil é para enviar a candidatura, menos favorável isso refletirá para você. Para isso é necessário procurar por ineficiências que podem resultar em dificuldades para os candidatos.

Grandes empresas que fazem sucesso 

O Google tem a reputação de proporcionar um dos melhores equilíbrios entre o trabalho e a vida pessoal. A empresa trabalha sabiamente o employer branding com grandes investimentos na sua cultura e propósito, o que aumenta o engajamento do time em seus projetos.

Um outro exemplo é a General Electric, que possui uma série de vídeos no Youtube mostrando o dia a dia dos trabalhadores da GE explicando como funciona o seu trabalho na frente das câmeras com a equipe. Essa valorização pública gera ganhos na percepção do valor da marca.

Agora que você já sabe mais sobre employer branding e sua importância, é a hora da verdade: como está a relação dos seus colaboradores com a marca do seu negócio?


Precisa trabalhar seu employer branding, mas não sabe como? Fale com nossa equipe!

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