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BLOG: por que é tão importante? (inclusive na advocacia)

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Por Carolina Mata e Yasmin Gomes

Se girarmos a roda do tempo com destino aos anos 90, encontramos o acesso à internet discada e aos fóruns de conversa com a galera pela internet. E o que mais encontramos? Os blogs! 

De lá para cá o blog evoluiu muito e, hoje, além de ter se tornado um agregador de valor às marcas também é uma ferramenta essencial para quem quer ter um melhor desempenho para seu marketing digital. Vem com a gente!

O BLOG QUANDO ERA TUDO MATO

O blog surgiu da necessidade de que existisse um local para que as pessoas pudessem registrar e compartilhar publicamente as suas ideias, rotina e criações no geral. Há algumas décadas, na ausência do que hoje conhecemos como rede social, essa era uma carência dos internautas.

Existiam fóruns e espaços para bate-papo online, onde era possível reunir pessoas em torno de um mesmo tema. Ainda assim, a organização do conteúdo disponível ali era muito difícil. O blog surgiu como uma solução.

O blog já passou por diversas mudanças, inclusive conceituais, e é por isso que ele continua vivo e extremamente útil para quem deseja criar um bom conteúdo na internet. 

Nas últimas décadas, tivemos o nascimento de várias redes sociais como o MSN (1999), Orkut (2004), Foursquare (2009), MySpace (2005), Tumblr (2007)… Todas essas tiveram seu ápice e por falta de revisão de conceitos ou de evolução dos serviços perderam muito do seu potencial (ou nem existem mais).

Já as plataformas de blog estão aí até hoje! Como curiosidade, uma das primeiras foi a Blogger, criada em 1999 e comprada pelo Google em 2003.

Vale lembrar que o “influencer” de hoje, há não muito tempo era chamado de…”Blogueiro”. Foram os blogs que impulsionaram o conceito de autoridade e referência sobre temas no mundo digital. Mas, com a chegada das gigantes redes sociais, como o blog se manteve tão relevante?

BLOG PARA QUÊ?

Se você investe em marketing digital e não tem um blog, está deixando de aproveitar o melhor da estratégia online: o tráfego.

Na estratégia do marketing digital, as redes sociais (todas elas) atuam como canais de distribuição de conteúdo. Isso quer dizer que elas servem para captar a atenção dos usuários por meio de conteúdos breves, o que significa que se você quer oferecer para sua comunidade conteúdos mais aprofundados terá que encaminhar as pessoas para um outro lugar. E é aí que entra o blog.

Quando a sua estratégia digital não conta com um blog, a atuação das suas redes sociais enfraquece, pois ela não tem para onde encaminhar as pessoas que querem saber mais sobre o que você tem para oferecer, por exemplo. Isso tem dois impactos importantes:

  1. menor relevância para o seu site: se as pessoas não têm o que consumir no seu site, elas simplesmente deixam de entrar lá. Com menos tráfego no site, por entendimento dos mecanismos de buscas , menor é a relevância dele. Isso quer dizer que quando as pessoas buscarem pelo serviço que você oferece, menor é a chance de você figurar entre as principais sugestões naquele famoso “Google”.
  2. jornada do cliente precária: sem ter para onde direcionar os usuários, as redes sociais têm efeito limitado no impulsionamento dessa jornada. É mais ou menos como divulgar diferentes versões de trailer para um filme que ainda não tem previsão de chegada aos cinemas. Uma estratégia digital completa é aquela capaz de conduzir os clientes por uma jornada: que vai da fase de descoberta à fidelização (veja imagem abaixo).

Isso é ainda mais relevante quando sabemos que o conteúdo é a principal ferramenta para o marketing jurídico, diante das regras da OAB sobre publicidade na advocacia.

Tirar o usuário da rede social e encaminhá-lo para o seu site é muito valioso. E o blog é quem dá motivos para essa movimentação ocorrer.

Blog sob a ótica dos dados

Uma pesquisa feita pela HubSpot indica que os profissionais de Marketing B2B, que apostam no uso do blog, recebem 67% mais leads do que aqueles que não usam. 

Outra análise positiva sobre os dados está no fato que 80% dos tomadores de decisão B2B preferem adquirir informações de artigos em vez da publicidade, e 40% dos millennials não confiam em anúncios, conforme estudo da Meltwater.

Do ponto de vista dos profissionais de marketing, 68% consideram que os blogs são mais eficazes do que eram há 2 anos, conforme pesquisa feita pela Databox.

As plataformas de blogs são úteis para o alcance de público, aumento do tráfego, geração de leads, rankings de SEO e o trabalho com fundo de funil de vendas e com a jornada dos clientes.

DICAS DE BLOG

O blog é um grande aliado do marketing jurídico. Listamos a seguir algumas dicas para quem quer ter um melhor desempenho com esse formato:

✅ eduque seu público e gere autoridade: mostre a importância do seu serviço e demonstre que você realmente entende do assunto. Mas importante: mantenha uma linguagem acessível! Ninguém compra o que não entende.

✅  concentre-se no aumento de tráfego na sua página com uma boa geração de leads e de alta qualidade;

✅ use palavras-chave para que o buscador do Google encontre o seu blog;

✅  crie conteúdos linkando outros sites e outros textos dentro do próprio blog para aumentar o tempo de navegação;

✅ tenha em mente que quem fala para todo mundo, no fim das contas, não fala para ninguém. Segmente o seu público e entenda as necessidades de cada um e como costumam agir;

✅  mais importante do que técnicas de SEO é o diferencial do texto. Pense sempre: como eu posso agregar conhecimento para quem lê? Isso é conteúdo!

É importante lembrar de ter um site atualizado com publicações recentes e escolher uma boa hospedagem para o seu blog. A periodicidade é fundamental!

Unir o útil ao agradável é bom demais!

O marketing digital é uma ferramenta extremamente importante para dar aquela visibilidade ao seu negócio. As redes sociais estão aí e são necessárias para atrair o nosso público alvo, criar conteúdos interativos e que chamam a atenção de possíveis clientes.

Invista em redes sociais, sim! E claro, não deixe de lado o nosso velho amigo blog. Lembra do exemplo do trailer sem filme? Um filme sem trailer também não é o ideal… Utilize as mídias para divulgar artigos! Use as diversas plataformas em conjunto e ao seu favor.


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