Por Yasmin Gomes
Escrevo esse artigo na pegada “santo de casa não faz milagre”. Desde o primeiro dia de existência da nossa agência LSD, direcionamos nossos esforços para a gestão de marcas no ecossistema jurídico. Ocupamos esse lugar de referência no nicho e, ainda assim, dia após dia nos ocupamos em levar a palavra do branding para pessoas advogadas de todo o país.
“Ah, mas como isso me dá retorno? ”, o branding é a gestão do subjetivo, ele trabalha a imagem do seu negócio, a percepção de valor sobre o seu serviço e o espaço que você – com investimento e trabalho – pode ocupar na mente das pessoas. Não é à toa que estamos vendo um forte movimento entre os prestadores de serviços de marketing jurídico para trabalhar esse conceito junto aos escritórios, até os players mais antigos e que por muito tempo se dedicaram exclusivamente à assessoria para rankings estão rumando para isso.
Te convido a transcender o nicho jurídico para jogar luz com insights do Google sobre o valor gerado pelo trabalho de gestão de marca, o branding.
A IMPARCIALIDADE É UMA ILUSÃO
Nove em cada dez clientes B2B já estão com os fornecedores em mente no início da sua jornada de compra. Ou seja, antes mesmo da disputa começar, os contratantes já sabem quem vão considerar mais ou menos, e têm uma preferência.
Naturalmente, você pode se perguntar agora: como entrar para essa lista top of mind dos tomadores de decisão? A mesma pesquisa do Google revela que a confiança na marca é o fator determinante na hora de contratar serviços B2B, como é o caso da advocacia de negócios. Esse dado não deveria ser surpresa, afinal, há pelo menos uma década a “reputação do escritório” é o fator que mais influencia na contratação, segundo pesquisa anual da Análise Advocacia. Mas, é ótimo ver com dados como a dinâmica da advocacia empresarial reflete o mercado como um todo.
Isso pode parecer o fim da linha ou um jogo desleal, se você estiver em um dia pessimista. Mas veja pelo lado da oportunidade…No fim das contas, quem toma decisão quer saber a que sua marca se propõe e se ela é confiável, não apenas precificação de honorários, sede luxuosa e sobrenomes famosos.
COMO JOGAR O JOGO
Primeiro, tenha em mente que estamos na era digital e essa confiança pode ser construída com uma presença online. E, nesse ponto, o Google também nos traz uma informação de peso e ainda pouco explorada pela advocacia e pelo B2B, em geral: vídeos. Esse formato se mostrou um grande influenciador no processo de aquisição de serviços, 93% dos compradores B2B dizem que o vídeo é importante para construir a confiança da marca e 62% afirmam que os anúncios em vídeo online aceleram suas decisões de compra. Mas lembre-se que vídeos, assim como todo tipo de conteúdo, precisam ser interessantes e objetivos – isso quem está falando sou eu mesma, Yasmin Gomes, CEO da agência LSD.
Então, ter uma marca consolidada e ferramentas de gestão para trabalhar continuamente a imagem e percepção de valor do escritório é fundamental. E nessa construção, olhar para a jornada dos clientes faz toda a diferença, e aqui seguimos dando a palavra ao Google: “Para 43% dos entrevistados, a ocasião mais comum para buscar por serviços ou tecnologia de terceiros é quando há insatisfação ou problemas. Ou seja, é uma decisão imediatista que, em muitos casos, acontece sem tempo para conhecer novas marcas — o que só reforça a importância de estar entre as top of mind.”
Por outro lado, o maior oráculo da atualidade aponta que 19% dos tomadores de decisão procuram novos parceiros quando os contratos estão próximos do vencimento, sendo este um fator que se repete periodicamente.
Assim, fica evidenciada – até pelo Google! – a importância de uma presença de marca continuada, o BRANDing. Um trabalho que nunca acaba, e onde qualquer pausa percebe-se como retrocesso.
Como está a gestão da marca do seu negócio? Precisando de uma atuação profissional, fale com o time LSD!