Coletivo LSD, por Nathalia Soares e Yasmin Gomes
O marketing admite diversas estratégias, e a internet trouxe um universo ainda maior de possibilidades. Por se tratar de um “processo social” – como define Philip Kotler – o marketing está sempre se adaptando e desenvolvendo para atender às necessidades da sociedade.
Dentre as principais estratégias utilizadas atualmente, estão branding e performance, que vêm sendo desenvolvidas especialmente no ambiente virtual. Em linhas gerais, a primeira foca no reconhecimento da marca ou awareness, e a segunda, no famoso “funil” de vendas.
Ambas são capazes de trazer excelentes resultados e podem, inclusive, ser desenvolvidas em conjunto. Mas por onde começar? Segue o fio.
ENTENDA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS
Branding é o processo de construção e posicionamento da marca. É composto por um conjunto de ações que influenciam nos valores e sensações que são transmitidas para o cliente, fazendo o gerenciamento das emoções e percepções em torno de uma marca.
O principal objetivo do branding é gerar valor para a marca e aumentar seu reconhecimento no mercado. Além disso, busca fidelizar os clientes que compartilham dos mesmos valores, e atrair novos.
Em outras palavras, o branding busca contar a história e a razão de existir da marca, para atrair a empatia dos clientes que se identificam.
Para isso, é preciso conhecer o público-alvo (persona target do seu escritório) e entender suas necessidades, oferecendo um produto ou serviço personalizado.
Já em uma estratégia de performance, o objetivo é, a partir da análise de dados, atingir o público certo, na hora certa, para gerar uma conversão. Ou seja, migrar uma pessoa do status de prospect (potencial cliente) para, efetivamente, um cliente que adquiriu seu serviço.
Isso pode ocorrer, por exemplo, quando um visitante do site do seu escritório fornece seus dados de contato para baixar um e-book, se convertendo em um lead. A partir disso você consegue mapear a jornada desse usuário e fazer intervenções, oferecendo outros conteúdos ou convidando-o para um evento, com o intuito de que essa jornada se transforme em uma venda.
Agora você já tem mais conhecimento para escolher a sua estratégia, mas precisa mesmo ser uma ou outra? Não! Vem com a gente nesse raciocínio…
BRANDING, PERFORMANCE OU BRANDFORMANCE?
No Brasil, 87% dos contratantes de serviços jurídicos que estão nas maiores empresas do país afirmam que o fator que mais influencia na escolha por um escritório de advocacia é a reputação da marca. O dado é da pesquisa Análise Advocacia 2020.
Ou seja, o valor da marca do seu escritório precede até mesmo fatores como ter expertise no setor de atividade do cliente. Isso demonstra o peso do conhecimento de marca (o brand awareness) na hora de vender seus serviços.
Assim, fica evidente que, quando o assunto é advocacia, uma estratégia conjunta que reúna performance e branding traz resultados mais satisfatórios. Um branding bem trabalhado com elementos de marketing é o “pulo do gato”!
Essa junção tem sido chamada de “brandformance”, mostrando que branding e performance estão interligados: um trabalho de branding bem-feito torna as estratégias de performance mais eficazes, ao mesmo tempo em que melhores resultados colaboram para um maior brand awareness.
Diferente de outros setores de atividade, como e-commerce, onde o marketing de performance é a estratégia de maior peso, nos serviços jurídicos dificilmente há conversão de prospect em cliente sem trabalhar a percepção de valor da marca do seu escritório por meio do branding.
Isso porque o fator de compra não é apenas o produto ou serviço em si, mas a reputação que vem com ele – que pode e deve ser gerenciada.
“
Marca não é o que existe na sua empresa, é o que existe nas mentes dos seus clientes
”
— john james
No TEDTalk abaixo, John James, CEO da MODE Communications, exemplifica a importância do branding dando como exemplo percepções turísticas sobre as cidades. Ele fala da importância do gerenciamento dessas percepções para quebrarmos barreiras mentais e emocionais que atrapalham o desenvolvimento das cidades – e dos negócios.
No studio LSD, temos squads multidisciplinares que se dedicam a gerenciar a percepção de valor em torno da marca de cada cliente, fortalecendo sua presença no mercado, proporcionando melhores experiências e, por consequência, aumentando suas chances de contratação.
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